Estratégias de Arranjo Ambiental

Aumentar o envolvimento da criança com o ambiente físico, e, assim proporcionar oportunidades do adulto se comunicar com a criança, provocar respostas comunicativas, modelar formas de linguagem apropriadas e responder às tentativas de comunicação verbal e não verbal da criança.

 

Escolha dos Brinquedos:

Selecione brinquedos/materiais de interesse da criança. Preferencialmente, brinquedos de encaixe, brinquedos que contenham várias partes (ex: Sr. Batata, legos), trilhos de trem, rampa de carros, etc.

Organizar os Brinquedos:

Deixe os brinquedos próximos à criança ou em caixas/sacolas transparentes. Isso fará com que a criança precise requisitar o brinquedo. Deixe as caixas/sacolas fechadas para que a criança solicite sua ajuda para abrir.

Gerenciar os Brinquedos:

Veja a seguir como gerenciar os brinquedos.

Passo A

Coloque-se entre a criança e os brinquedos ou mantenha alguma parte dos materiais sob seu controle.

Passo B

Sente a criança em uma cadeira ou em um local que limite o acesso fácil aos brinquedos.

Passo C

Quando a criança perder o interesse pela brincadeira, acrescente novos brinquedos. Seja criativo ao misturar brinquedos e materiais que geralmente não combinam. Por exemplo, adicione corante numa bacia de água; faça com que os animais passem pelo lava-carros.

Passo D

Não dê todos os brinquedos de uma vez para que a criança tenha a oportunidade de pedir mais. Por exemplo, dê a ela dois blocos de lego ao invés de toda a caixa de legos.

Passo E

Forneça um conjunto de brinquedos faltando alguma peça. Você também pode oferecer uma oportunidade para a criança se comunicar com você, não fornecendo todos os materiais necessários para uma atividade. Por exemplo, você poderia dar um pote com bolhas de sabão sem uma varinha de modo que a criança precise pedir o material.

Passo F

Forneça oportunidades para eventos inesperados. Por exemplo, se você colocar o braço do Sr. Batata no lugar dos olhos, a criança pode dizer que está errado ou movê-lo para o local certo.