PARA OS
PAIS
CONTEÚDO DIRECIONADO AOS PAIS
O mais importante no método é interagir com a criança usando brincadeiras ou até mesmo atividades do cotidiano que permitam aumentar as oportunidades de comunicação da criança.
Como brincar e se envolver na brincadeira?
Fique na altura da criança. Se ela estiver sentada em uma cadeira, sente em uma cadeira baixa, ou no chão.
Escolha brinquedos que sejam interessantes para a criança e guarde os brinquedos que não estão sendo usados.
Deixe a criança conduzir a brincadeira. Acompanhe as atitudes e atividades dela evitando direcionar a brincadeira. E, ainda, evite perguntas. Deixe a criança falar espontaneamente.
É muito importante você responder às tentativas de fala da criança.
Seguindo assim, você demonstra que a comunicação dela é importante para você. Sempre que a criança fizer uma tentativa de se comunicar, responda. Isto reforça as tentativas de comunicação da criança.
Fale, e, então, ESPERE, mostrando à criança que é a vez dela de falar. Quanto mais oportunidades de se comunicar a criança tem, mais ela pratica e mais aumentam suas habilidades comunicativas. Isso ensina a criança a manter uma conversa.
Estratégias que podem ser utilizadas para favorecer a comunicação da criança
Espelhamento e Mapeamento
Primeiro você imita a ação da criança, como se fosse um espelho (espelhamento) e, então, você diz em voz alta o que a criança está fazendo (mapeamento).
Isso mostra que vocês dois estão envolvidos em uma mesma atividade e a linguagem é “mapeada” de acordo com o que a criança está fazendo.
Ex: A criança está brincando com o carrinho fingindo dirigir o carro
O adulto então imita a ação da criança (dirige o carro) e ao mesmo tempo fala em voz alta: “Eu dirijo o carro azul”.
Modelagem e Expansão
Esta estratégia é utilizada quando a criança não fala ou fala pouco.
O modelo do adulto é a forma mais poderosa de ensinar a criança a se comunicar.
Lembre-se, sempre, de simplificar a fala de forma de que criança possa entender o que você diz; isto vai ajudá-la a aprender a falar mais rapidamente.
Expandir a linguagem é ajudar a criança a aprender um novo vocabulário e a falar utilizando frases mais complexas.
Quanto mais a criança ouve e pratica uma linguagem mais complexa, melhor se torna a sua comunicação.
Situações “estranhas”
Você faz algo que a criança possa achar estranho ou engraçado durante a brincadeira. Isso pode estimular a criança a falar.
O adulto realiza algo, fora do contexto da brincadeira, que a criança poderá achar estranho ou engraçado. Isso pode promover alguma tentativa de comunicação verbal.
“Quero Mais”
Imagine um brinquedo que tenha muitas peças (toquinhos, Sr Batata). O adulto oferece algumas peças à criança. Isso pode estimular a criança a pedir mais peças.
Ajuda
Você pode criar uma situação em que a criança precise falar para ter sua ajuda.
Criar expectativas
Você pode criar uma brincadeira com uma sequência de ações. Então, você pára de apresentar a sequência e espera que a criança peça para você continuar.
Escolhas
Você mostra dois objetos e espera que a criança diga qual deles ela quer.
Atraso de Tempo
Durante a brincadeira, você usa um olhar de expectativa e espera a criança falar antes de executar a ação esperada ou antes de dar à criança um objeto desejado. Pára 5 segundos e daí, continua a brincadeira, mesmo que a criança não fale nada.
Pergunta
Você faz uma pergunta que não tenha uma única resposta correta, como por exemplo, “Qual dos brinquedos você quer?”. Isso oferece um pouco mais de apoio à criança para expressar seu desejo.
Pergunta com escolha
Você pergunta algo que possa ter mais de uma resposta correta. Ex.: “O gato come ou o gato bebe?”
Isto ajuda a criança porque você dá a opção de resposta à pergunta.
Modelo
Você diz à criança exatamente o que quer que ela fale: “diga _____”.
Isto ajuda a criança porque ela percebe o que deve responder.