Interação Responsiva

Espelhamento e Mapeamento

Entenda

Objetivo da estratégia

O objetivo desta estratégia é espelhar as ações da criança e mapear a linguagem dessas ações. Estas estratégias devem ser utilizadas quando a criança não está se comunicando verbalmente.

No espelhamento, o fonoaudiólogo deve imitar as ações não verbais da criança durante a brincadeira. No mapeamento o fonoaudiólogo deve mapear o comportamento não verbal da criança narrando sua ação.

Para tornar a linguagem mais marcante, o fonoaudiólogo deve espelhar as ações durante a brincadeira, ao mesmo tempo em que a criança está praticando a ação. Evitar o espelhamento de comportamentos não aceitáveis, como por exemplo, jogar os brinquedos ou bater com os brinquedos na mesa.

Quando o fonoaudiólogo imita a criança (espelha), a criança presta mais atenção às atitudes dele já que ele está fazendo o que é de interesse dela. Assim, aquilo que o fonoaudiólogo fala (mapeamento) torna-se mais significativo para a criança, pois, ambos estão envolvidos na mesma atividade e a linguagem é “mapeada” simultaneamente à ação da criança.

Como usar o Espelhamento e Mapeamento?

Primeiro imite a ação da criança durante a brincadeira (espelhamento) e então, caso a criança não fale, nomeie a ação em voz alta (mapeamento).

Exemplo 1

Criança: (Dirige o carro)

Adulto: (Dirige o carro) e diz “Eu dirijo o carro”.

Exemplo 2

Criança: (Alimenta o bebê)

Adulto: (Alimenta o Bebê) e diz “Dando comida pro bebê”.

VÍDEO ILUSTRATIVO

Espelhamento e Mapeamento

Saiba mais…

Modelagem e Expansão

Saiba mais…

Reformulação da Fala

Saiba mais…