Pistas (PROMPTS)

Atraso do tempo

Essa estratégia utiliza uma sugestão não verbal explícita para a criança usar a linguagem. O fonoaudiólogo, pode usar um olhar de expectativa enquanto aguarda a criança verbalizar antes de executar a ação esperada ou oferecer à criança um objeto desejado.

Perguntas de Escolha

Nesta estratégia, o fonoaudiólogo faz uma pergunta para a criança com duas respostas corretas, como por exemplo, “o cachorro come ou bebe?” oferecendo, assim, suporte à verbalização da criança ao incluir, na pergunta, a resposta correta.

Perguntas Abertas

Em perguntas abertas, o fonoaudiólogo tem a oportunidade de oferecer à criança mais apoio verbal para que ela verbalize as suas solicitações. Você pode utilizar as perguntas: “O que você quer?” ou “Diga-me o que você quer”.

Modelo

O fonoaudiólogo, diz o vocábulo da forma que a criança deve empregar, como por exemplo: “diga _____”. Isto fornece à criança maior suporte de fala, pois, o fonoaudiólogo fala exatamente a palavra que a criança deve produzir.

Outras estratégias que podem ser utilizadas como prompts são:

“Situações “Estranhas”

O fonoaudiólogo faz algo fora do contexto da brincadeira, que a criança ache estranho ou engraçado; isto pode levar a uma tentativa de comunicação verbal.

“Quero Mais”

O fonoaudiólogo pega um brinquedo de muitas peças (toquinhos, Sr Batata). Ele oferece algumas peças à criança; isto pode estimular a criança a solicitar mais peças.

Ajuda

O fonoaudiólogo cria uma situação em que a criança necessite da sua ajuda e a estimule solicitar verbalmente.

Criar Expectativa

O fonoaudiólogo cria uma brincadeira com uma sequência de ações.  Ele interrompe a ação e espera a criança solicitar a continuidade das ações.

Realizar Escolhas

O fonoaudiólogo mostra dois objetos e espera a criança dizer qual deles ela quer.