Interação Responsiva
Modelagem e Expansão
Entenda
A importância da modelagem e expansão
A modelagem e a expansão são estratégias importantes para ajudar a criança a melhorar a sua fala e linguagem, assim como melhorar a sua performance com os brinquedos na brincadeira. Sendo assim, podemos dividir esta estratégia como:
- Modelagem e Expansão de Linguagem
- Modelagem e Expansão de Jogo
Modelagem e Expansão de Linguagem
Após conseguir a atenção da criança durante a brincadeira, o fonoaudiólogo apresenta um modelo verbal de linguagem-alvo relacionado ao brinquedo de interesse imediato da criança.
Se o fonoaudiólogo estiver trabalhando o som [b] e a criança pegar o brinquedo que represente o /bolo/ e ela não fala a palavra /bolo/,ele deve solicitar a produção do modelo com “diga bolo” (“diga {palavra alvo}”). A criança e o fonoaudiólogo podem responder de diferentes formas:
– Se a criança imita o modelo corretamente, ele dá um feedback positivo imediato (o que inclui uma expansão* da resposta da criança) e o brinquedo de interesse.
– Se a criança não responder ao modelo inicial ou responder com uma resposta parcial, incorreta ou não relacionada, ele reestabelece a atenção conjunta e apresenta o modelo uma segunda vez (um modelo corretivo).
– Se a criança responder com uma resposta ininteligível, ele fornece uma reformulação da fala.
– Se a criança responder ao modelo corretivo, ele modela a resposta verbal desejada e, então, dá o objeto à criança.
A expansão* é o ato de adicionar palavras à comunicação da criança. As mais eficientes são aquelas palavras faladas pela própria criança. Isso ajuda a criança a aprender um novo vocabulário e usar sentenças mais complexas. Quanto mais a criança ouve e pratica uma linguagem mais complexa, melhor se tornará suas habilidades linguísticas.
Como usar a expansão da linguagem?
O fonoaudiólogo pode utilizar a expansão de diferentes maneiras, levando em consideração o nível de comunicação da criança, ou seja, se a criança se comunica por meio de gestos, vocalizações ou palavras, siga as seguintes estratégias:
Gestos: O fonoaudiólogo imita o gesto de pegar ou tocar o brinquedo enquanto o nomeia, aumentando a importância da palavra e favorecendo o aprendizado da criança.
– Apontar/pegar:
Criança: {Aponta/pega a bola}
Fonoaudiólogo: {Aponta/pega a bola} e diz “bola”
– Mostrar:
Criança: {segura o bloco}
Fonoaudiólogo: {aponta para o bloco} e diz “bloco”
– Entregar:
Criança: {entrega ao adulto o carro para ele dirigir}
Fonoaudiólogo: {pega o carro} e diz “carro”
Vocalizações: O fonoaudiólogo substitui a vocalização da criança durante a brincadeira com a palavra que ele deseja que a criança diga.
Criança: Diz “ah” e anda com a vaca
Fonoaudiólogo: {anda com a vaca} e diz “andando”
Palavras: O fonoaudiólogo adiciona palavras à frase da criança, conectando uma nova palavra a uma palavra que a criança já conhece.
Criança: diz “carro”
Fonoaudiólogo: diz “carro andando”
Modelagem e Expansão de Jogo
A modelagem e expansão de jogo é utilizada para modelar novas ações na brincadeira.
Expandir as brincadeiras permite uma maior modelagem da linguagem e facilita o aprendizado.
Enquanto a criança está brincando, o fonoaudiólogo deverá continuar seguindo a brincadeira da criança e então deixar um novo brinquedo à vista ou modelar uma nova forma de brincar com o novo brinquedo. Nesse momento o fonoaudiólogo espera para ver se a criança mostra interesse. Se a criança mostrar interesse, o fonoaudiólogo deverá novamente modelar uma nova ação com o novo brinquedo.
Como sempre, deve-se seguir o exemplo da criança e se a criança não se interessar, tente novamente mais tarde com um brinquedo ou ação diferente.
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